Fashion Tourism Is The Way

Para mim, terminar a semana deve ser sempre à Grande! Por isso, o mote de hoje é glamour e turismo 😊 

Pelo título já perceberam que acordei virada para a moda e quero partilhar algo que sempre idealizei, viajar através da moda... Acho que ser neta de um Grande Alfaiate de Alta Costura ajuda nesta paixão mas, parece-vos bem?

Começo por deixar claro que o Turismo tem imensas opções para todos os gostos (certo...até aqui nada de novo) e existem segmentos pouco falados. Todos nós já viajamos para uma cidade que respira moda e fomos a lojas emblemáticas, certo? Então, informo de que fomos turistas de moda por um dia ou mais 😜

Academicamente falando, existem artigos que nos remetem para a moda, eventos e turismo numa perspetiva de compreender a contribuição que um festival de moda pode dar, qual o comportamento do consumidor ou como é que os valores da moda podem promover o turismo. Mas prometo não me alongar por aqui pois, mais do que filosofar é preciso passar à prática!

Apertem as malas e aqui vamos nós 👜

Pensar em Turismo de Moda, pode sugerir que façamos uma rota turística ligada a locais icónicos e hoje seguimos por esse caminho! Contudo, alerto-vos para algo mais abrangente, podemos ser turistas de moda em exposições ligadas a estilistas como Karl Lagerfeld (Chanel, diz-vos algo?) no Hotel Rome em Berlim, no Gucci Garden um Museu, loja e restaurante em Florença ou simplesmente partir ao desconhecido e embarcar na magia da Rota da Seda que percorre os caminhos das caravanas de camelos que atravessavam o deserto, as montanhas e os rios para conseguirem trazer a seda da China para o Ocidente (aventura garantida e existem testemunhos que podem ajudar a imaginar o cenário).

Ainda vos deixo a dica do que existe em Portugal porque todos os países têm a sua magia (como sabem). Portugal apesar da sua dimensão é rico em cultura e património, por isso, em São João da Madeira temos o Museu da Chapelaria e o Centro de Arte Oliva, em Lisboa contamos com a Avenida da Liberdade, o Museu do Design e da Moda (MUDE) e a Moda Lisboa e no Porto podemos visitar o Porto Fashion & Fabric Museum, entre outros pontos do país como Cascais e o seu Mercadinho de Natal (sim porque a moda pode ser vista de diferentes formas, porque não, pensar moda desde roupa até à decoração da casa?).

Agora sim, passemos aos lugares que todo o Fashion Tourist deve conhecer:

1) França - Paris

Se é para passar por locais míticos onde se respira moda e cinema por todo o lado é aqui que devemos iniciar a viagem! Champs Élysées é a Avenida mais luxosa e famosa de Paris, repleta de marcas como Prada, Gucci e Louboutin. Falando de ícones da moda, a Paris Fashion Week não pode passar despercebida pois é aqui que o amor pela altura costura nos invade. A melhor dica é planear a viagem de modo a coincidir com esta semana e falamos de 28 de setembro até 5 de outubro de 2021. Sendo Paris a capital da moda porque não tentar a sorte e pedir para visitar a Chambre Syndicale de la couture parisienne que é A Escola de Moda e Alta Costura que (quem adora este mundo) tem de saber que existe.

Fonte: Unsplash

Não esquecer de visitar e fotografar a Torre Eiffel, Arco do Triunfo, comer o belo do Croissant, ir ao Museu do Louvre, visitar a Catedral de Notre-Dame, passar pelo bairro boémio de Montmartre, ir ao Moulin Rouge e mais uns mil locais que me apetecia aqui deixar... Última dica, Museus e Monumentos grátis!

Et voilá, seguimos viagem! 


2) Reino Unido - Londres 

Viajar através da moda leva-nos a passear pela rua mais cara da Europa, como quem diz, Bond Street. Esta rua que nos faz respirar estilo fica entre a praça mais conhecida de Londres, Piccadilly Circus e a Oxford Street que também nos leva por uma viagem de 300 lojas (ou mais) e, atenção, esta é a rua mais comercial e movimentada de toda a Europa! Atrevam-se e percam-se pela Bond Street onde existem as marcas importantes, como Tiffany's, Dior, Hermès, Jimmy Choo e Miu Miu e depois continuem a perder-se pela cidade porque turismo de moda pode ser complementado com mais cultura, património e gastronomia não é verdade?

Fonte: Secret London
Não percam o British MuseumMuseu de História Natural e outros grátis que aqui vos deixo,  The Globe e deixem-se levar pelo Shakespeare que existe dentro de vós! Borough Market, porque não? Em Londres sê londrino, certo? Vão visitar a Tate Modern, não se esqueçam de tirar a foto de excelência ao lado de uma cabine telefónica, vão ao brunch do Skylight, apreciem a vista, deixem-se levar pelo ambiente e nem pensem em sair sem ir ao London Eye e à Tower Bridge.

Let's move to the next country!

3) Itália - Milão

Voamos até à Meca da moda onde se encontram lojas para todos os gostos! Milão é ou não uma referência nas tendências da moda? Asseguro-vos que é, e digo-vos para usufruírem bem o vosso tempo na Galleria Vittorio Emanuele II onde os sonhos acontecem! Passear entre lojas como Dolce & Gabbana, Prada, Swarovski, Valentino, Versace e reza a lenda que ir até ao Brasão com um touro perto da entrada e colocar o calcanhar direito no animal girando três vezes, dá sorte (vale a pena tentar, não?). Seguem rumo ao Quadrilatero della Moda para saberem quais são as tendências da moda e as suas novidades e terminam na La Rinascente na Piazza del Duomo, onde podem explorar todo o tipo de lojas, desde roupa, acessórios, sapatos, maquilhagem, perfumes, decoração e restaurantes.

Fonte: Dicas da Itália

Sem esquecer que Milão é todo um mundo a ser explorado e podem ir também: Catedral Duomo di MilanoCastello SforzescoTeatro Alla ScalaBairro boémio Brera e Navigli (muitas vezes, deixar-se levar pela cidade leva-nos a locais encantadores, fica a dica!). Não pode faltar a parte gastronómica por isso deixem-me apresentar-vos o Sapori Solari - La Bisteccheria e o Blues Canal.

Arrivederci Italia!


4) EUA - Nova York

Se falamos em meca, temos de conversar sobre a Meca dos Estados Unidos da América. Quem se lembra de NYC nos filmes? Quem já se imaginou por lá? Aqui está a vossa desculpa para este mega destino. NYC é uma perdição em vários sentidos mas, a NY Fashion Week também é para apontar na agenda e vai de 8 a 12 de setembro 2021.  O foco é moda e deve visitar: Fashion Museum (Fashion Institute of Technology) onde é possível encontrar fotos, roupas, tecidos, carteiras, revistas e outros artefactos ligados à história da moda, principalmente a moda do século XVIII ao século XX. Seguem viagem até ao Metropolitan Museum of Art onde podem encontrar diversas exposições de moda. Sobre exposições de moda podem ainda passar pelo Brooklyn Museum of Art.

Que rufem os tambores porque vamos para a Quinta Avenida (5th Avenue), a mais famosa de NYC!  Esta rua merece a visita nem que seja só para apreciar as vitrines mas, falamos de várias lojas como Tiffany & Company, Louis Vuitton, Gucci, Fendi, Prada, Bergdorf Goodman que é uma das mais caras da cidade (sugestão: ver o documentário “Scatter My Ashes at Bergdorf’s”, que conta a história da loja com imagens de bastidores e entrevistas a estilistas, ícones da moda e celebridades), entre outras lojas que passam também pelo fast fashion como a H&M e Forever 21.

Continuamos com o foco da moda que nos leva até às Lojas da Madison Avenue,  se procura elegância e sofisticação é aqui que as encontra pois diversos estilistas famosos fizeram deste lugar um centro de boutiques e lojas exclusivas. As Lojas do SoHo também chamam por nós e este é também um bairro muito charmoso com lojas ótimas como Marc Jacobs, Louis Vuitton, Victoria’s Secret, Hollister, Banana Republic, MAC, Pandora, Zara e outras.

Podemos ficar por aqui ou dar um salto até ao mundo da Macy’sBloomingdale’s onde trabalhava a Rachel Greend da série Friends (how cool is that?) ou Barney’s que é um ponto de referência quando o assunto é elegância.

Fonte: Tracys New York Life

A cidade que nunca dorme exige visita a inúmeros locais como The Space NYC para amantes de moda e workshops, Central Park o maior parque urbano, Estátua da Liberdade que pode ser pode ser conhecida num passeio de barco que parte do Battery Park, no sul de Manhattan. Rumo ao Empire State Building um ícone da cidade com estilo art deco que representa todo o esplendor da arquitetura nova iorquina da época. Devem passar pela Times Square, a área mais movimentadas da cidade. Nem pensar em falhar ao Museu de História Naturallocal eternizado pelo cinema. Faz sentido passar também pelo Guggenheim Museum onde é possível observar quadros de artistas de renome como Monet, Picasso e Van Gog ou o MoMA que reúne algumas das obras mais famosas de artistas como Frida Kahlo, Van Gogh, Monet, Jackson Pollock, Cézanne, Matisse, Gauguin, Klimt, Rodin, Modigliani e Picasso.

Ver NYC em grande plano no Top of the Rock com uma vista de 360 graus, sounds good? E, porque nem todos os momentos são felizes mas, visitar em memória de quem marcou o País também faz parte da nossa identidade por isso, seguimos até ao 9/11 Museum & Memorial. Vamos animar com um espetáculo na Broadway e uma visita à região de Wall Street que é digna de filme também! Terminamos com a visita à Brooklyn Bridge e jantar no famoso 230 Fifth com vista para o Empire State. 

See you tomorrow!

5) Portugal - Lisboa

E, regressamos ao nosso País mas, em bom, porque temos uma das Avenidas mais charmosas do Mundo! Em Lisboa a nossa joia da coroa é a Avenida da Liberdade que foi idealizada nos moldes da Champs-Élysées. Os seus prédios respiram classe e estilo e, é possível encontrar lojas como Burberry's, Balmain e Louis Vuitton.  Dica para marcar a viagem é ter em conta que a Moda Lisboa se realiza de 7 a 10 de outubro de 2021.

Sobre ruas que marcam é imperativo que passem pela afamada Rua Augusta onde se podem encontrar lojas tradicionais e lojas de charme, onde a Benetton situada no antigo edifício do Ramiro Leão no Chiado, proporciona aos seus clientes e visitantes uma experiência fora da caixa ao visitar o seu antigo elevador (apenas é possível com autorização dos funcionários da loja). É essencial passar pelo Chiado e Príncipe Real onde se vai maravilhar com o número de lojas e a sua diversidade, desde flores a roupa, sapatos, maquilhagem e espetáculos de rua.

Viajar pela moda também pode incluir industria e porque não visitar a antiga fábrica de tecidos ganhou que uma nova vida e hoje é um dos locais mais criativos e modernos da cidade, estou a falar da Lx Factory onde se podem encontrar lojas, restaurantes e bares, livrarias e empresas para além da fantástica arte urbana.

Fonte: Euro Dicas Turismo

Lisboa respira cultura e, por isso, devemos perder-nos pelas suas ruas na baixa da cidade e ir do Chiado ao Carmo com paragem na Praça do Comércio. Voltando aos elevadores, o de Santa Justa é uma excelente aposta pela vista que proporciona. Andar de elétrico, subir ao Castelo de São Jorge, passar pelas inúmeras praças da cidade, perder-se pelos caminhos do Fado em Alfama, visitar museus, ir ao Miradouro de Santa Luzia, entrar nas diversas igrejas pois somos brindados com diversas épocas e arquiteturas. 

É impressionante como a magia desta cidade nos leva pelo seu Rio Tejo até chegarmos a Belém, onde ficará estonteado com a magnífica Torre de Belém, Mosteiro dos JerónimosPadrão dos Descobrimentos que foi erguido em homenagem às grandes navegações portuguesas que expandiram a visão de mundo na época e exploraram terras nos cinco continentes e depois da azáfama o Pastel de Belém não pode faltar! Não esquecer de passar pelo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT).

Se vierem com tempo, vale a pena explorar o Parque das Nações e andarem na telecabine de Lisboa mas, voltando ao centro de Lisboa, desafio-vos a verem uma Peça de Teatro no Teatro Nacional D. Maria II. Como a gastronomia não pode falhar que tal dar um salto e jantar na Casa do Alentejo e terminar a noite na típica Tasca do Chico do Bairro Alto.

Agora sim, já ao próximo artigo e boas viagens!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Revolução da Inteligência Artificial no Turismo

10 Coisas Que Não Sabem Sobre Mim

Viajar para alcançar o Bem-Estar