Turismo Ferroviário vs. Midnight Train

    Vamos começar a falar sobre Turismo Ferroviário?

    Pensavam que a Saga do Turismo de A a Z, começava pela letra A? Enganam-se, esta saga começa pelas ideias que me virem à mente 😃


    Hoje o impulso leva-me para um tipo de turismo que me é querido! Para mim o Turismo é muito mais do que uma atividade económica é um modo de vida, um estado de espírito, uma vontade de ir, de descobrir e de regressar com o bolso recheado de experiências!


    Parece-vos natural que o Ferroviário seja um poço de experiências... Certo? Bem sei o que pensam na realidade mas, vou continuar a escrever para que novas visões vos surjam.


    Tal como o nome indica, Turismo Ferroviário, é capaz de nos remeter para o mundo dos comboios que nos desafiou no período da revolução industrial e contribuiu para o progresso da sociedade cosmopolita europeia desde meados de oitocentos. Meados esses em que o comboio passa a ser o meio de transporte das Elites e, em boa verdade, de todos aqueles que o utilizam para uma maior, mais rápida e eficiente viagem de negócios, cultura lazer e educação.


    Este tipo de transporte veio promover estadas prolongadas e eventos relacionados com viagens, uma nova prática de estilo sabático com a Grand Tour associada a uma Viagem pela Europa, realizada por jovens de classe média-alta como os Infantes D. Pedro e D. Luís em Portugal, quiçá, na gíria do século XXI, lhe possa chamar "Ano Zero, fancy" em modo Interrail. Brincadeiras à parte, estávamos perante a origem histórica do turismo contemporâneo.


    Mas, o Turismo Ferroviário é bem mais do que uma viagem com recurso ao comboio, é uma experiência que fica na memória, posso garantir! A viagem começa na estação mas, mergulha pelo território, acessibilidades, gentes, gastronomia e mais uma quantas palavras que vou deixar em aberto para que possam colocar na lista quando tiverem uma experiência como as que vou revelar.


    O comboio faz parte do imaginário, certo? Quem se lembra do "pouca terra, pouca terra", para descrever o andamento ou o barulho do apito e dos cheiros que a sua passagem deixava ou a célebre frase "Partida para Alfarelos!" 😊

    Estou maravilhada ao escrever-vos este texto e aproveito para reforçar que este meio de transporte foi inspirando várias áreas desde a cultura às artes. Relativamente às artes deixo-vos a dica e o desafio de visitarem os vários painéis que existem em cerca de 900 estações ferroviárias e apeadeiros espalhados por Portugal, pois é lá que encontram os mais belos e importantes! Adiciono uma pitada de emoção ao aconselhar a visita ao Museu Nacional Ferroviário, com sede no Entroncamento. É prometido que vão entrar noutra dimensão digna de filme e não me alongo pois esta parte daria para mais um artigo sobre a maravilha que é o turismo ferroviário.

    Pois bem, então o Turismo Ferroviário, enquanto conceito, refere que saímos do nosso espaço de residência habitual para uma viagem onde a premissa é usufruir de uns dias de lazer, recorrendo ao comboio como meio de transporte à descoberta de novos lugares e se refletir um pouco sobre experiência e estada, vem-me à ideia mais uma dica das boas que inclui pernoitar numa antiga estação ferroviária, viajar num Comboio Histórico, fazer a rota Transiberiana num comboio transcontinental russo que liga centenas de grandes e pequenas cidades da Rússia, tanto na Europa como na Ásia ou, a mais recente novidade, uma viagem Midnight Trains.


    Estamos sempre a inovar e, em 2024, chega-nos uma nova vaga através da Startup Francesa Midnight Trains. Parece-me uma ideia deliciosa "Às 19h15 é para deixar o escritório em Lisboa ou no Porto, às 20 horas está marcada a partida para Paris. Passada meia-hora começa o jantar na carruagem e depois de uma boa noite de sono há o pequeno-almoço, às 7h30, já a chegar à capital francesa." 

Esta empresa pretende criar viagens num comboio-hotel que ligam várias cidades da Europa a Paris.


    Contudo, as cidades portuguesas não vão ser as únicas da rota dos Midnight Trains, pois estão previstas paragens em Madrid, Barcelona, Milão, Veneza, Florença, Roma, Berlim, Hamburgo, Copenhaga e Edimburgo.


    O que vos parece? Entra para a Wish List 2024? 😍


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Revolução da Inteligência Artificial no Turismo

10 Coisas Que Não Sabem Sobre Mim

Viajar para alcançar o Bem-Estar