Entre a Saúde e o Turismo

   O mundo está a mudar, consequentemente o turismo e o turista também. Atualmente, este é das maiores atrações dos tempos modernos. O turismo dá-nos a possibilidade de interagir com várias culturas, aprender algo novo e experimentar um bilião de coisas. Este fenómeno reúne culturas dos mais distintos lugares, e com esta multiplicidade atinge-nos, vai-nos modificando e acrescentando. Com o avanço dos tempos, o perfil do turista tem sofrido modificações e hoje todos somos bastante exigentes, um destino já não é apenas algo bonito que deve ser conhecido. 
        

Hoje, um destino deve ser experienciado e se o for na totalidade, melhor… Esta nova relação emocional entre o turista, a oferta turística e o destino passam a ter como objetivo “sentir o local”. O turista quer sentir um emaranhado de emoções, quer viver experiências e melhorar o seu modo de vida. Esta nova vaga turística é mais exigente, informada e com mais sede de conhecimento para além da experiência, procura algo que realmente contribua para mudar a sua vida, onde a principal preocupação se centra no bem-estar, saúde física e mental. 

Para fugir à rotina que tal seguir a antiga receita que não falha? Todos os ingredientes essenciais são oferecidos pela natureza, como, o sol, ar puro, águas límpidas, plantas e algas com propriedades terapêuticas, seja numa estância termal, num spa, à beira mar, no campo ou na montanha. Estes momentos de descontração, são imprescindíveis para restabelecer o equilíbrio e existem vários programas de saúde e de bem-estar adequados a cada pessoa. Em Portugal encontram-se verdadeiros refúgios para que se possa libertar das “doenças da vida moderna” e encontrar a calma, paz e energia.

Tendo em conta a definição de saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS, 1947), este é um estado completo de bem-estar físico, mental e social, dependendo de um equilíbrio e harmonia numa base diária. Esta dimensão é atingida por diversos hábitos de vida saudáveis, que vão do exercício físico, passando por uma alimentação cuidada, autoestima, vida social, assim como, lazer e férias. E, é nesta lógica que se pode associar o conceito de saúde ao do turismo. Portugal, detém uma forte ligação entre o turismo de saúde e bem‑estar e as estâncias termais, desde a sua origem. Este campo tornou-se promissor no turismo, influenciando os destinos turísticos a planearem e desenvolverem os mesmos.

Hoje em dia, existe um maior desejo de viajar com o propósito de melhorar a saúde e bem‑estar adquirindo novos conhecimentos, como referem os autores, Nahrstedt (2004); Pechlaner e Fischer (2006). Tendo em conta o novo perfil de turista coloca alguns destinos sob pressão é necessário que estes adquiram novas ferramentas e adquiram novos requisitos de competitividade, inovação e diferenciação. O boom voltará e este turista procura outras experiências e participações diversificadas que o transcendam e façam ganhar, vida nos anos e não, anos de vida. A procura deste tipo de turismo é feita por indivíduos de todas as idades, classes sociais, crenças, culturas e continentes, tendo como base tendências demográficas e socioculturais que influenciam o desenvolvimento do turismo de saúde e bem‑estar, como, o envelhecimento da população; a diminuição da dimensão do agregado familiar; as crescentes preocupações com a saúde a nível de stressburnout, depressão e ansiedade; a alimentação e o bem‑estar; o crescimento da classe média em economias emergentes; preocupações sociais e ambientais; evolução e modificação dos gostos, necessidades e preferências; procura incessante por experiências únicas e verdadeiras que, mais tarde, possam influenciar as viagens futuras.

O turista revela uma propensão para a escolha de destinos que sejam considerados mais benéficos para a saúde. No que respeita ao envelhecimento populacional, a preocupação por envelhecer de forma mais ativa, contribuindo para a saúde está na ordem do dia, e cada vez mais, o turista sénior procura destinos que oferecem uma vaste diversidade e os levem a otimizar a sua saúde. O foco está no corpo e mente como um todo, que pode ser estimulado através de atividades distintas que o destino possa oferecer, como é o caso da pilates, ginástica, meditação ou até mesmo atividades criativas que estimulem a mente como é o caso de aprender exercícios de storytelling ou dedicarem-se ao saber-fazer de uma arte que seja típica de determinado território. Por outro lado, a aventura na natureza cada vez atraí mais este tipo de público, e temos uma aliança invejável entre ganhar saúde e felicidade.
         

Ao longo das diversas análises e interpretações, é possível concluir que nos  encontramos numa nova fase de evolução, em que existe uma constante adaptação da oferta, relembrando que as práticas de turismo de saúde e bem‑estar advêm das antigas civilizações, que neste momento, estão a ser recuperadas, levado a que este seja um dos produtos turísticos com maior crescimento e procura, sendo uma aposta valiosa do Turismo de Portugal.    



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