Sustentabilidade e Empoderamento na Educação - Why not?

Porque Viagens na Algibeira não são só as viagens que faço mas, também as viagens internas que me fazem refletir sobre o Mundo e hoje é dia de relembrar temas que defendo e porque não falar sobre Educação e Sustentabilidade?

A crescente preocupação e urgência na criação de uma indústria do turismo mais sustentável e a base deve começar nas universidades que detêm um papel fundamental, promovendo uma educação que capacite os educandos e promova o maior impacte possível no Turismo. Ao sector turístico é pedido que desempenhe um papel fundamental no desenvolvimento dos objetivos das Nações Unidas para que sejam alcançadas as metas de sustentabilidade relacionadas com o crescimento económico e consumo responsável. 

Utilizando estes objetivos como ferramenta para o desenvolvimento do plano curricular numa Educação para a Sustentabilidade, auxiliando o desenvolvimento de várias habilidades durante o percurso académico. É essencial implementar e melhorar práticas de ensino e dos locais de trabalho ligados ao turismo, desenvolvendo habilidades de cidadania ambiental por via da educação em sustentabilidade. São necessárias abordagens críticas e transformadoras dentro do plano curricular de cursos superior de turismo para que este tenha uma excelente componente sustentável. 

Para que os princípios de “forte sustentabilidade” estejam presentes no plano académico ao longo do curso, é preciso que os professores e equipa de desenvolvimento do plano curricular, incorporem os valores da sustentabilidade e os pratiquem ao ensinar. 

Urge a necessidade de educar os alunos de forma mais ampla, multidisciplinar, holística, positiva, progressista, com base na variedade de conceitos de sustentabilidade para que estes possam refletir sobre diversas visões do mundo e terem experiências de aprendizagem transformadoras, levando a uma comunidade académica mais preparada e com as habilidades de pensamento crítico necessárias para transformar as práticas de negócios e não gerar problemas como o excesso de turismo. 

A base e ponto de partida desta educação do futuro pode ser evidenciada dentro dos valores, missão e visão. Num panorama ideal, todo este trabalho (re)começa em casa e é implementado do Infantário à Universidade, tendo as escolas as bases necessárias para que estas questões vão sendo discutidas e, nos anos seguintes, se agreguem ideias, se descubram mais e melhores soluções.

Fica aqui a reflexão de domingo para começarmos a semana a fazer a diferença! 


Ps.: Este meu texto pode ser encontrado na Revista TuriMagazine nº 42, p. 59-60 (2020).

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