Religion or Peace of Mind?

     A Saga do Turismo de A a Z, continua... Em modo Natalício nada melhor do que falar sobre crenças e religião ou será que hoje em dia procuramos um estado mental pleno? 😏

    O impulso leva-me para questões relacionadas com o Turismo Religioso que se caracteriza por ter a fé como motivação principal e, por norma, está ligado a eventos religiosos como procissões, peregrinação, romarias... Algo que nos faz recuar no tempo, onde o véu entre o sagrado e o profano é tão ténue que muitas vezes senti-lo, arrepia. Aquela sensação que mesmo que uma pessoa não seja crente, ao ver tanta gente unida pela fé, dá calafrios? Grande exemplo deste fenómeno em Portugal acontece em Fátima.


Mas, hoje venho escrever sobre outras formas de realizar turismo religioso ou apenas encontrar um estado de alma mais puro e leve. Se nos dissessem que poderíamos ser turistas religiosos por ficarmos hospedados em Mosteiros e Conventos, diriam que estou a sonhar?


Pois isso acontece e, espantem-se, existe uma oferta bastante requintada e digna de filme!

Será este um descanso abençoado? O que me dizem?


Entre conventos e mosteiros, Portugal é testemunho de várias eras em que as congregações e ordens religiosas reinavam deixando diversos testemunhos no território. Se antigamente era pecado a luxúria, lazer ou ócio (e se cá viessem provavelmente... juntavam-se a nós :P), hoje todo esse património nos convida à fruição e paz de alma.


Sem mais demoras viajaremos por pousadas e hotéis deslumbrantes!


#1 Pousada Mosteiro de Amares

Do século XII, diretamente para o século XXI, temos o antigo Mosteiro Cisterciense, remodelado pelo Arquiteto Eduardo Souto Moura com interior assinado por Siza Vieira. É de mim ou acabei de fazer parar o tempo? Só de vos escrever, fiquei em paz e inebriada com tamanha elegância 💯

Recuemos no tempo entre a cidade de Braga e a estupenda Serra do Gerês. Vale um mergulho no tempo, não vale?


Pousada Mosteiro Amares | Pestana Hotel Group

Fonte: Archilovers


#2 Hospedaria do Convento de Tibães

Caminhando pelo mesmo século, encontramos os Monges Beneditinos no Mosteiro de São Martinho de Tibães, onde imperava o silêncio, obediência, pobreza, trabalho e oração. Século este que nos transporta para uma vida tão diferente da que conhecemos. Será que é aqui que encontramos a plenitude? Vale a pena tentar até porque podemos pernoitar numa cela e acho que não existe local de maior solidão para encontrar o silêncio da alma 🍃

Poderá estar a tentar aceder a este site a partir de um browser protegido  no servidor. Active os scripts e carregue novamente a página. Ativar o modo  mais acessível Desativar o modo mais acessível Ignorar Comandos do Friso  Saltar para o conteúdo ...

Fonte: Press Minho


#3 Convento da Sertã

Séculos passados, encontramos o charme do Convento de Santo António que do século XVII nos traz ideia de criatividade com diversas oficinas, biblioteca, claustro e outras maravilhas para descobrir 🌍 Entre a beleza arquitectónica e a boa gastronomia, será por aqui que nos perdemos ou (re)encontramos?


Convento da Sertã Hotel

Fonte: Lifecooler


#4 Hotel Rural Convento Nossa Sra. do Carmo

Se vos estivesse a escrever sobre a Saga dos Hotéis com Pinta, este estava na lista! De facto de rural apenas tem a localização porque transpira elegância por toda a parte.

Diretamente do século XVII, chega-nos do Freixinho, Douro, um Convento/Hotel magnífico. A oferta da região é reconhecida pelo seu Património Mundial e podem começar a fazer a lista do que devem visitar porque aqui vale no mínimo 2 noites 😍

Ficamos por aqui a encontrar a nossa essencia e paz?

Hotel Rural do Convento Nossa Senhora do Carmo, em Sernancelhe, Turismo  Rural em Viseu, Hotel em Aguiar da Beira, Hoteis no douro e serra da  estrela, Hoteis em Portugal.

Fonte: Hotel do Carmo


Claro que não, temos mais paragens para fazer 🚘


#5 Convento de Vila Viçosa

Antigo Real Convento das Chagas de Cristo do século XVI, pertenceu ao Duque de Bragança e tinha como objetivo ser o Panteão das Duquesas de Bragança. Bem... escrito assim, eu fugia se não fosse a sua beleza arquitectónica 😇 Uma das casas mais poderosas de Portugal, mais concretamente a segunda mais poderosa, é agora berço para o comum dos mortais que de certo ficarão encantados com os seus jardins repletos de labirintos, quartos temáticos, lendas e mistérios. Ser Princesa ou Príncipe por momentos soa bem, certo? Então deixemo-nos levar por esta nuvem de mistério(s). Gastronomia não é tema novo por aqui, por isso, preparem o jejum porque vão ter de provar os raríssimos sabores deste Convento.

Convento renovado, Convento abençoado, certo? Que assim seja 🙏🙌

Pousada Convento de Vila Viçosa, Vila Viçosa – Preços 2021 atualizados

Fonte: Booking


Preparem-se que vamos de Portugal para o Mundo em 3 ... 2 ... 1 🛩


#6 Monastery of the Virgin Olive Grove

Chega-nos do século XVIII o "Monasterio de La Oliva" em Espanha. E ... pasmem-se, podem dormir num Mosteiro que ainda está ativo! Situado entre Zaragoza e Pamplona é cartão de visita para amantes do recolhimento e meditação.

Da calma do vento ao turbilhão de pensamentos, será aqui que entra numa imersão profunda pois é possível participar na liturgia dos Monges e ter um acompanhamento espiritual personalizado!

Querem melhor? Ide 👀

MONASTERY OF THE VIRGIN OF THE OLIVE GROVE

Fonte: Aleteia


#7 Abbey of Saint-Pierre de Solesmes

Saltamos de País e recuamos até ao século XI para usufruir deste local mítico perto do Rio Sarthe onde nos podemos perder pela natureza com direito a vistas do outro mundo. Será que não entramos noutro mundo mesmo? Diria que sim e que temos Paris à vista porque este Mosteiro é bem perto da Cidade das Luzes 😍

Sendo este o Mosteiro mais antigo desta pesquisa, ainda hoje conta com a presença de 80 Monges Beneditinos que (en)cantam gregoriano. Mais uma vez, temos direito a uma experiência profunda através da possibilidade de assistir à oração diária, canto e silêncio. 

Atrevo-me a dizer que aqui podemos afastar todas as nossas distrações diárias e entrar na plenitude através da programação que inclui leitura, reflexão, oração, atividade física e missa. E porque a vida é feita de pequenos prazeres podemos adicionar a leitura, passeios no jardim e gastronomia monástica! 

Ah, e confissões também fazem parte do cardápio 🙇

gregorian chants at the Abbey of Solesmes

Fonte: Château des Briottières



#8 Mount Saint Joseph Abbey

Última paragem, século XIX, Irlanda. Solidão, paz e sossego são palavras de ordem. Imersão a 100%? Check! 

Conexão com a natureza é o caminho... Esta abadia da Ordem Cisterciense está localizada no Condado de Offaly e funciona como uma Fazenda, Internato para meninos e Pousada onde os Monges nos dão as boas-vindas. Acho mesmo que este é o local indicado para pensar na vida, porque embora longe da confusão vamos conseguir compreender a generosidade que esta abadia tem no seu interior. 

Oração, missa, confições e uma boa conversa com os Monges? 

Aqui é possível, o ambiente é mais arrojado, existe elevador, buffet ao pequeno almoço e menus para o almoço e jantar 🍲 Um maravilha diria... Agora imaginem mais destas maravilhas, pelo Mundo e com religiões diferentes... Fica a dica!

MOUNT Saint Joseph Abbey

Fonte: Independent


Religion or Peace of Mind? You decide!



Boas Festas e até já 🎄🎅🎉

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Revolução da Inteligência Artificial no Turismo

10 Coisas Que Não Sabem Sobre Mim

Viajar para alcançar o Bem-Estar