Humanização do Ensino

Agradecer... 

Hoje em dia, num Mundo muito mais holístico, a gratidão está na ordem do dia, mas será que realmente agradecemos o suficiente?

Acredito que o Ensino deve levar um boost e, por vezes, o Professor devia parar também para agradecer o facto de estar a ensinar, de ter alguém que o oiça e de no final do dia ter desempenhado o papel que escolher para a vida.

Sabemos que nem sempre é fácil e de boas ideias está o mundo cheio, mas precisamos de Humanizar o Ensino, ASAP!

Se vos dissesse que esta Humanização do Ensino passa por ter uma atitude mais reflexiva e assertiva nas aulas. Gritos? Isso já era! Estamos a mexer com o interno de cada um e nem sabem o desiquilibrio que isso pode causa em cada aluno, porque todos são diferentes e o sentimento com que vão para a próxima aula é terrível. Pensem nisto, será que queremos estragar o dia aos nossos alunos? Esta é a Profissão que escolheram e o cuidado e o domínio sobre nós é necessário.

Precisamos de Professores que se lembrem de como foram os seus tempos enquanto alunos. Escolas que promovam tanto o desenvolvimento académico como o desenvolvimento humano. 

A educação humanizada valoriza as relações humanas, as emoções e as particularidades de cada aluno. A aprendizagem em vez de estar focada exclusivamente no bom desempenho académico, promove o acolhimento do estudante, de modo a que se sinta seguro e confortável para aprender. A criança ou o adolescente começa a conhecer-se melhor, descobrir as suas potencialidades e preparar-se para enfrentar desafios.

Outra questão é a procura pelo conhecimento. As novas gerações são mais ávidas de conhecimento, apesar de por vezes acharmos que estão colados ao jogos, a questão é que isso lhes está a dar ferramentas estratégicas! Quantos livros liamos por ano nos anos 90? Poucos!

Hoje, quanta informação e livros escolares têm de ler? Imensos! Pois é, continuamos a achar que são desligados, mas espantem-se, essas pessoas que estão à vossa frente para ensinar são também seres humanos com estímulos diferentes. Pensemos em pedir aos alunos que procurem pelo conhecimento e pedindo que dêm os primeiros 10 da aula no dia seguinte, vão ver como a procura pelo conhecimento vai muito além do conteúdo programático.


Todos estes benefícios das habilidades socioemocioinais, é esperado que a educação humanizada traga impactes que vão além do ambiente escolar ajudando a desenvolver relações mais saudáveis, baseadas no diálogo e em valores humanos na vida social.

Será que podemos remodelar o sistema? Formação para Professores e um Psicólogo disponível para os ouvir? Apetecia-me continuar a escrever e deixar-vos aqui as minhas soluções que aplico e para mim dão resultado, mas a ideia aqui é lançar o tema e deixar-vos a pensar...

O que acham sobre o assunto? Vamos mudar o Mundo?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Revolução da Inteligência Artificial no Turismo

10 Coisas Que Não Sabem Sobre Mim

Viajar para alcançar o Bem-Estar